A Formação de Professores Tembé Tenetehar: interculturalidade e interdisciplinaridade em um projeto de educação indígena

Rita de Cássia Almeida-Silva e Claudio Emidio-Silva (Org.)



Este e-book mergulha na experiência da educação escolar indígena no Pará, com foco nas práticas de letramento intercultural desenvolvidas junto ao povo Tembé Tenetehar. A obra destaca a criação de materiais didáticos específicos, como o livro sobre a Festa da Menina Moça, fruto de uma abordagem interdisciplinar entre Artes, Língua Portuguesa, Biologia e Informática Educativa. Valorizando o diálogo entre saberes tradicionais e ocidentais, o projeto evidencia o protagonismo indígena na construção de uma escola enraizada em sua cultura. O livro reforça a urgência de políticas públicas que integrem justiça climática, diversidade cultural e educação transformadora, em consonância com as discussões que terão lugar na COP30, em Belém do Pará.

ISBN: 978-85-8458-067-5

DOI: https://doi.org/10.31792/978-85-8458-067-5

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo